Nossa História

Saiba sobre a origem do alambique

A cachaça Pedra Branca é produzida pela empresa Sítio Pedra Branca de Paraty LTDA – ME com a gestão do produtor Lúcio Gama Freire, tendo sua sede localizada na Estrada da Pedra Branca km 01 no bairro da Ponte Branca no município de Paraty – RJ. Localizada na zona rural do município, a propriedade possui diversas áreas cultivadas com variedades selecionadas de cana-de-açúcar além dos prédios onde se processam todas as etapas da produção, do plantio da cana ao engarrafamento e rotulágem da cachaça.

O alambique Pedra Branca começou a ser construído no ano de 2007, tendo como base de projeto as características culturais de produção das cachaças de Paraty, alinhadas com critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social. No ano de 2009 a instalação dos equipamentos foi finalizada e iniciou-se a produção da cachaça Pedra Branca.

A cachaça Pedra Branca é destilada em alambique de cobre de alta tecnologia com caixa receptora de cachaça, onde são separadas a “cabeça”, o “coração” e a “calda”. Apenas a parte principal do destilado, o “coração”, é utilizado como bebida garantindo a produção de uma cachaça pura e de altíssima qualidade. O processo de fabricação é caracterizado por manter o método tradicional e artesanal de produção das cachaças de Paraty, alinhado com a utilização dos mais modernos equipamentos existentes no mercado, unindo conhecimento local e tradição com tecnologia e qualidade.

O Sítio Pedra Branca, onde é produzida, está localizado em uma das mais belas regiões de Paraty, o vale da pedra branca. Região de natureza preservada, de belas cachoeiras e vistas para o mar e para a serra. O Sítio é cortado pela trilha da estrada da patrulha, trecho do antigo caminho do ouro, numa região de antigas fazendas produtoras de cachaça. É neste ambiente de história e cultura, envolta pela mata atlântica preservada e apreciando a beleza da baía de Paraty que nasce a cachaça Pedra Branca, a mais nova tradição de Paraty.